Pra Você Auto | Culinária | Saúde | Sua Casa

Higiene para uma vida saudável

Higiene para uma vida saudável

A higiene é muito importante para o nosso corpo. Andarmos limpos contribui para a nossa saúde e bem estar.
 
Higiene pessoal – cuidados que devemos ter:
 
- tomar banho diariamente, escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia (depois das refeições), usar roupa limpa, cuidar dos cabelos e das unhas;
- lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro;
- lavar as mãos antes das refeições;
- evitar andar descalço, usar sandálias ou sapatos;
- ao lavar as toalhas e roupas íntimas, coloque-as para secar diretamente no sol, não às deixando dentro do banheiro ou na sombra;
- cada pessoa da família deve ter sua própria toalha e escova de dente, evitando compartilhá-las;
- evitar sentar em vasos sanitários de banheiros públicos ou em casas de pessoas desconhecidas;
- evitar ficar muito tempo com roupa molhada;
- não compartilhar roupa íntima, como calcinhas, cuecas, sutiãs, com outras pessoas.
 
Higiene dos alimentos:
 
- lavar bem frutas e verduras com água limpa e deixar de molho por alguns minutos em vinagre (1 colher para 1 litro de água) ou hipoclorito de sódio (03 gotas para 1 litro de água);
- cobrir os alimentos para evitar que moscas ou outros insetos pousem;
- evitar compartilhar copos, pratos, talheres ou qualquer objeto que seja levado a boca.
 
Higiene ambiental:
 
- manter o quintal sempre limpo, roçando a grama/capim e podando as árvores;
- não jogar lixo no quintal. Acondicione o lixo doméstico e coloque na frente de sua casa nos dias e horários de coleta pública, para evitar a presença de animais como ratos, cobras, escorpiões e baratas;
- não queime nenhum tipo de lixo, nem mesmo nos quintais;
- manter a casa limpa, higienizada, ventilada e com iluminação natural;
- não fumar dentro de casa;
- eliminar possíveis criadouros de vetores de doenças (dengue, malária, leishmaniose), como: caixa d’água sem tampa, tambores, baldes e outros utensílios que possam acumular água;
- se não houver rede de esgoto em sua região, os banheiros devem ser construídos longe dos poços d’água, de nascentes ou da beira do rio. 
 
 
Fonte: Ministério da saúde
Link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/240_higiene_vidasaudavel.html
Costelinha de Porco ao Molho Barbecue Caseiro

Costelinha de Porco ao Molho Barbecue Caseiro

 

Preaqueça o forno a 150ºC. Ponha a costela sobre uma grelha sobre uma assadeira. Espalhe os 4 alhos fatiados sobre a costela. Cubra e asse a costela por 2 horas e meia. Espere esfriar um pouco.
Em uma vasilha pequena, misture o açúcar, a páprica, o sal, a pimenta-do-reino, a pimenta chili e o cominho. Passe o tempero por toda a costela fria. Cubra e deixe-a na geladeira durante a noite. 
No dia seguinte, faça o molho barbecue. Em uma panela pequena, misture o açúcar mascavo, o vinagre de cidra, o ketchup, o molho de pimenta, o molho inglês, o suco de limão siciliano, a cebola, a mostarda e 1 dente de alho. Cozinhe o molho destampado e em fogo médio durante 1 hora. Reserve uma quantidade pequena para pincelar a costela e sirva o restante com a costela pronta. 
Preaqueça a grelha da churrasqueira. 
Coloque as costelas na churrasqueira. Grelhe as costelas, cobertas por papel alumínio, por cerca de 12 minutos. Pincele com o molho reservado, até ficarem coradas e caramelizadas. Sirva com o restante do molho.
Rendimento: 8 porções
 
Cuidado com os freios

Cuidado com os freios

 

O freio exige uma série de cuidados para funcionar perfeitamente. 
 
A primeira coisa é observar, de preferência num mecânico ou loja especializada, o estado das lonas traseiras e das pastilhas, que vã na frente (okay, sei que há carros com pastilhas na quatro rodas, mas são raros e caros!).
 
As pastilhas duram 40 000 km. Claro que se dirigir como um piloto de Fórmula 1, a duração é bem menor. De toda forma, é um número para se ter em mente.
 
Deixar a pastilha gastar até o final também pode detonar (aliás, é muito provável que) o disco de freio. Se isso acontecer, nem pense em fazer o chamado “repasse”, que consiste em lixar o disco até aplainar as saliências deixadas pelo desgaste.
Ovo frito com berinjela grelhada

Ovo frito com berinjela grelhada

 

Pincele as berinjelas com azeite e tempere com sal.
Aqueça uma frigideira antiaderente e junte 3 a 4 fatias de berinjela e grelhe por 1 minuto. Vire as fatias de lado e grelhe por mais 1 minuto.
Reserve as fatias em um prato com papel-toalha.
Aqueça o azeite restante em uma frigideira e frite os ovos até ficarem na consistência desejada. 
Arrume as fatias de berinjelas em pequenos ninhos e coloque um ovo frito sobre eles. Salpique a salsinha e sirva em seguida, com uma fatia de pão integral torrado.
Confira todas as dicas...

Próximos eventos e festas

Voltar ao Topo