Pra Você Auto | Culinária | Saúde | Sua Casa

ALIMENTOS FUNCIONAIS

ALIMENTOS FUNCIONAIS

 
Definição:
 
Nutracêutica é a ciência que pesquisa alimentos como forma de prevenir várias doenças.
 
Os alimentos que contenham compostos bioativos (bioflavonóides) são considerados como funcionais, pois auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças, entre outras se destacam: cardiovasculopatias, cancer, diabetes, osteoporose e TPM.
Estes alimentos, têm a função de prevenir e manter a saúde, reduzir riscos de doenças crônico-degenerativas e beneficiam as funções fisiológicas.
 
As frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, peixes de águas frias, ervas aromáticas e lactobacilus, entre outros são fontes de alimentos funcionais.
 
Exemplos:
 
Frutas: morango, melancia, mamão, frutas secas oleaginosas (castanha pará, amêndoas, nozes, avelâs, macadâmia)
Legumes: tomate, berinjela, cenoura, abóbora, aspargos
Verduras: crucíferas de folhas verde escuro, brócolis, agrião, escarola 
Cereais integrais: aveia, centeio, cevada, arroz
Leguminosas: soja, lentilha, feijão azuki
Peixes de águas frias: salmão, linguado, sardinha
Ervas aromáticas: alecrim, mangericão, tomilho, segurelha, estragão, hortelã, raiz forte, gengibre
Outros: chá de jasmim, chá verde, cogumelos variados, leites fermentados, probióticos.
 
A aceitação por parte dos consumidores destes alimentos funcionais, está na confiança nos efeitos saudáveis das substâncias contidas nos alimentos, o que torna a alimentação um fator importante para controle da saúde.
 
costela no solufone

costela no solufone

1- pegue a costela ponta de agulha coloque em cima do papel solufone .
 
2- em seguida jogue uma pouco de sal grosso , não muito por que se não ela vai ficar muito salgada quando a gordura derreter .
 
3- enrole de tres a quatro voltas no sofufone e em seguida amarre deixando um espaço de dois dedos da costela nas pontas .
 
4- feito isso esta pronta pra assar , de 50 a 70 cm de altura do fogo da churrasqueira .
 
5- apos 2 ou 3 tres horas voce poderar tirar o solufone e deixar dourar ou se preferir pode se deliciar 
Decoração com aquários

Decoração com aquários

Além de representarem um hobbie, os aquários estão sendo cada vez mais usados como elementos de decoração. São excelentes para tornar o ambiente mais calmo e relaxante, conferindo beleza natural a qualquer espaço em que se encontrem.
 
As opções de aquários são muitas no mercado. Algumas lojas oferecem até mesmo a possibilidade de escolher todas as dimensões do aquário que será confeccionado, o que permite ao cliente a melhor disposição desse objeto no espaço desejado.
 
Observar peixes no aquário, dizem estudos, ajuda a aliviar o stress e a reduzir a pressão arterial. Sem contar que cuidar de um aquário também pode ser muito divertido. É importante verificar se haverá tempo e disposição dos moradores para fazer a manutenção do aquário. Alimentar os peixes, limpar o aquário e estar sempre atento à temperatura e à qualidade da água são tarefas muito importantes e que devem ser levadas a sério.
 
O aquário não só enfeita o ambiente, ele pode ganhar diferentes funções. Uma delas é ser um divisor de espaços, separando diferentes locais e, como efeito adicional, permitindo que a luz passe. Aquários mais iluminados podem inclusive ser usados para compor a iluminação do ambiente.
 
Não é preciso gastar muito dinheiro nem ocupar grandes porções de espaço (que podem não estar disponíveis) apenas para ter um aquário grande. Aquários de tamanho menor também embelezam o ambiente e são igualmente capazes de dar complemento à decoração e torná-la mais criativa e diversificada. 
 
Fonte:http://www.capitalimoveistv.com.br/noticias/31-decoracao-com-aquarios
Nhoque da Fortuna

Nhoque da Fortuna

 

Cozinhe as batatas em água até que estejam macias. Escorra, descasque-as e passe pelo espremedor ainda quentes. Vá acrescentando a farinha aos poucos e o sal. Amasse bem.
Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos.
Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2cm.
Leve ao fogo em uma panela com bastante água temperada com sal,quando a água levantar fervura vá colocando os nhoques na água até eles começarem a subir.
Coloque água fria em uma bacia e coloque o escorredor dentro da mesma, retire os nhoques já cozidos e coloque-os no escorredor para dar choque térmico.
Repita o processo até toda massa estar cozida.
Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário, reserve.
 
Molho: Pique a cebola bem miudinha em uma panela coloque o azeite e frite a cebola,acrescente a carne e os tabletes de caldo de carne.
Mexa bem, quando a carne já estiver cozida acrescente o molho e deixe cozinhar por mais 4min.
Despeje-o sobre o nhoque salpique queijo encima e leve ao forno para gratinar.
Sirva quente e bom apetite!
Confira todas as dicas...

Próximos eventos e festas

Voltar ao Topo