Pra Você Auto | Culinária | Saúde | Sua Casa

Lombo de Porco Gratinado

Lombo de Porco Gratinado

Na véspera, tempere o lombo com sal e pimenta, o alecrim, a sálvia e o suco de limão. Coloque em um saco de plástico, feche bem e deixe na geladeira até o dia seguinte. Preaqueça o forno em temperatura média (180°). Unte uma assadeira, coloque o lombo, regue com o azeite e asse cerca de 1 hora ou até ficar bem cozido, regando de vez em quando com o vinho e o caldo que se formou.
Tire do forno, passe o lombo para uma tábua e reserve (não desligue o forno).
Derreta a manteiga em fogo médio, junte a farinha e cozinhe mexendo, até dourar levemente. Despeje o leite aos poucos, mexendo para não empelotar.
Baixe o fogo e cozinhe, mexendo, até obter um molho homogêneo. Tire do fogo, acrescente o presunto, os cogumelos, a salsa e 2 colheres (sopa) de queijo parmesão, prove e tempere com sal e pimenta. Despeje sobre o lombo, polvilhe com o parmesão restante, leve ao forno em temperatura máxima e asse até dourar.
 
Rendimento: 12 porções 
Tempo: 90 minutos
Torta suflê de Limão

Torta suflê de Limão

Massa
 
1 - Numa tigela coloque o biscoito recheado de limão triturado, a clara e misture bem. Transfira a massa para uma assadeira redonda de fundo falso (25 cm de diâmetro) untada com manteiga. Coloque sobre a massa um plástico e com as costas de uma colher espalhe a massa forrando e alisando o fundo. Retire o plástico e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 200°C por 10 minutos. Retire do forno.
 
Recheio
 
2 - Coloque numa batedeira as gemas peneiradas e bata bem até obter um creme claro (2 minutos). Com a batedeira ainda ligada adicione o leite condensado em fio intercalando com o suco de limão. Desligue a batedeira, acrescente as raspas da casca de limão e misture. Coloque este creme sobre a massa (feita acima) e leve novamente ao forno por mais 10 minutos ou até formar uma película. Retire do forno e leve para gelar por 2 horas. Desenforme, cubra com chantilly e sirva em seguida.
Confira todas as dicas...

Próximos eventos e festas

Voltar ao Topo