Pra Você

Culinária

Torta suflê de Limão

Massa
 
1 - Numa tigela coloque o biscoito recheado de limão triturado, a clara e misture bem. Transfira a massa para uma assadeira redonda de fundo falso (25 cm de diâmetro) untada com manteiga. Coloque sobre a massa um plástico e com as costas de uma colher espalhe a massa forrando e alisando o fundo. Retire o plástico e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 200°C por 10 minutos. Retire do forno.
 
Recheio
 
2 - Coloque numa batedeira as gemas peneiradas e bata bem até obter um creme claro (2 minutos). Com a batedeira ainda ligada adicione o leite condensado em fio intercalando com o suco de limão. Desligue a batedeira, acrescente as raspas da casca de limão e misture. Coloque este creme sobre a massa (feita acima) e leve novamente ao forno por mais 10 minutos ou até formar uma película. Retire do forno e leve para gelar por 2 horas. Desenforme, cubra com chantilly e sirva em seguida.

Rocambole De Carne Moída

Em uma tigela, coloque a carne moída, a sopa de cebola  e o ovo. Misture tudo até ficar homogêneo. Abra essa massa de carne sobre um plástico ou filme de pvc para que fique com 1cm de espessura.
02. Coloque sobre a massa, a mussarela ralada e o requeijão tipo catupiry. Deixe as bordas da massa sem recheio para poder fechar.Enrole o rocambole, pressionando levemente as pontas para fechar. Unte uma forma com óleo e leve o rocambole para assar em forno médio por 50 minutos.

FERRERO ROCHER CASEIRO

  • Comece ligando o forno. Deve ser preaquecido em 180ºC.
  • Separe uma assadeira e espalhe sobre ela as avelãs. Leve-as para tostar no forno por cerca de dez minutos. Quando comecem a liberar seu aroma característico estarão no ponto.
  •  
  • Tire do forno, e deixe que as avelãs esfriem. Em seguida, esfregue-as com um pano de prato, afim de retirar a pele. Quando estiverem sem as peles, pique-as bem.
  •  
  • Separe os biscoitos wafer já esmagados e misture com as avelãs picadas. 
  • Adicione a nutella e misture todos os ingredientes com as mãos, até que estejam muito bem mesclados.
  •  
  • Na sequência, com uma colher de chá separe as pequenas bolas. Com esta quantidade de ingredientes deverá conseguir entre 30 e 40 bolas, dependendo do tamanho.
  • Deverá enrolar cada uma das bolas para dar o formato de bombom, e se a massa não estiver firme o suficiente para que consiga enrolar, deixe-a descansar por cerca de meia hora na geladeira.
  •  
  • Depois que conseguir fazer todas as pequenas esferas de chocolate, leve-as ao frio. Deixe descansar na geladeira por cerca de 45 minutos.
  •  
  •  
  • Depois disso, derreta o chocolate ao leite (faça-o em banho-maria) e deixe esfriar.
  •  
  • Mergulhe cada uma das bolas no chocolate derretido, até que estejam bem cobertas, e está pronto!
  • Se estiver muito calor, guarde os seus Ferreros Rocher na geladeira, se não, pode deixá-los em temperatura ambiente.

Rabada Tradicional

Limpar a rabada retirando o excesso de gordura. Temperar com alho, pimenta do reino e sal. Levar ao fogo pingando água fervente e mexendo sempre, até que solte o caldo. Quando estiver dourada, colocar as folhas de louro e água bastante e deixar cozinhando por pelo menos 1 hora, a carne deve estar se soltando do osso. Separar o caldo da rabada e levá-lo ao freezer. Quando a gordura talhar, retirar com um colher e jogar fora. Descongelar o caldo, acrescentar a rabada, adicionar a cebola picadinha refogada, o cheiro verde e o agrião, cozinhar um pouco só pra esquentar. Servir com arroz ou polenta.

Hambúrguer Assado

Coloque a carne moída em uma tigela, acrescente o creme de cebola e misture bem. Faça bolinhas com 1/2 xícara da mistura de carne e coloque sobre a tábua. 
Com a palma da mão, aperte a bolinha até ficar da espessura de que você gosta. Repita até formar cinco hambúrgueres. 
Coloque os hambúrgueres na assadeira e leve ao forno na temperatura de 180oC por 25 minutos. 
Vire para não dourar de um lado só.
Quando o hambúrguer estiver pronto, ponha-o no pão junto com a alface e o tomate.
 
Rendimento: 5 porções 
Tempo: 15 minutos

Nhoque com calabresa e legumes

Cozinhar as batatas com casca (15 minutos na pressão ou até amolecerem). Deixar que esfriem ao natural.
Descasque e esprema as batatas com um espremedor.
Adicionar a farinha, o sal, a noz moscada e misturar até formar uma massa leve. Reservar.
Fazer rolinhos com a massa e cortar em cubinhos de 1cm aproximadamente e reserve em um tabuleiro ou forma.
Coloque uma panela com água e sal a gosto para ferver e cozinhar os nhoques.
 
Enquanto isso: Em uma panela ou frigideira antiaderente adicionar o azeite e a linguiça calabresa e fritar. Adicionar a hortelã e os tomates cerejas cortados ao meio, as cenouras pré-cozidas e picadas e os brócolis. Baixar o fogo, adicionar a manteiga e reservar.
Adicione os nhoques cozidos na frigideira antiaderente junto com a calabresa e os legumes.
Adicionar o queijo ralado e servir.
 
Obs - Branqueamento: Choque térmico para interromper o processo de cozimento. Coloque o brócolis em água fervente por 1 minuto, escorra água em um escorredor e coloque água gelada com pedaços de gelo por 1 minuto para interromper o processo de cozimento. Isto deixara o brócolis al dente e pronto para ser utilizado.

Lasanha de Chocolate com Mousse de Maracujá

Massa: Leve ao liquidificador os ovos, o leite, a manteiga, o chocolate, o açúcar, o conhaque e a farinha de trigo, bata tudo. Em seguida frite como se fossem panquecas.
 
Mousse de maracujá: No liquidificador leve o suco de maracujá, o creme de leite, o leite condensado e a gelatina dissolvida, leve para bater e em seguida coloque em uma travessa para gelar.
 
Montagem: Em um refratário coloque a primeira camada de mousse, a segunda camada é de raspas de chocolate meio amargo, a terceira camada é a massa de panqueca. Repita por mais duas vezes e finalize com o mousse, as raspas de chocolate e a calda de maracujá por cima.
 
Rendimento: 8 porções 
Tempo: 60 minutos

Zabaglione

Para o creme quente:
Misturar as gemas e o açúcar numa panela e bater até ficar espumoso
Colocar a panela no fogo médio, acrescentar aos poucos o vinho branco, batendo sempre, até esquentar e ficar uma mistura homogênea
Não ferver
Retirar o creme do fogo, acrescentar o Marsala e mexer bem
Servir quente.
 
Para o creme frio:
Preparar da mesma maneira o creme, colocar na batedeira elétrica e bater até esfriar
Juntar o creme de leite batido e deixar esfriar no congelador
Servir

Costela Na Panela De Pressão Com Linguiça Apimentada

Forre o fundo da panela de pressão com um pouco da cebola em rodelas, coloque alguns pedaços de costela com o osso virado parabaixo, esfarele dois knorr e cubra com metade das linguiças apimentadas.Coloque mais uma camada de cebolas, o restante dascostelas, dois tabletes de knorr esfarelado, sal á gosto, orestante da linguiça apimentada e cubra com a cebolas emrodelas. Tampe a panela leve ao fogo alto assim que pegar pressão abaixe ofogo e cozinhe por 45 minutos.
Desligue o fogo espere acabar a pressão,coloque em refratário médio sirva com arroz branco e salada de sua preferência.

Arroz a Carreteiro

 

Coloque o bacon em uma panela de ferro grande
Leve ao fogo e deixe que frite na própria gordura até dourar
Acrescente metade do óleo, espere aquecer e junte a carne-seca
Deixe fritar até que comece a dourar
Adicione a cebola e o alho, deixe fritar por mais alguns minutos.
Comece a colocar água quente aos poucos, sempre mexendo, até que a carne cozinhe e fique macia
Reserve.
Em outra panela, coloque o restante do óleo e do arroz
Leve ao fogo e deixe fritar por alguns minutos
Acrescente os tomates, sal, e refogue mais um pouco
Adicione água quente até cobrir o arroz, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela tampada.
Misture a carne com o arroz em uma travessa
Polvilhe com salsinha e sirva.
 

Sobremesa inglesa com morangos, suspiro e iogurte

Distribua 3/4 dos morangos em uma tigela, coloque o açúcar de confeiteiro e, com as mãos limpas, amasse os morangos lentamente para criar uma espécie de purê com pedaços. Você pode usar um garfo ou o processador.
Coloque um pouco de vinagre balsâmico e misture.
Acrescente uma tampa de licor de frutas e o suco de meia laranja e misture bastante. Pegue dois ou três suspiros e quebre-os, espalhando sobre o creme de morango. Espalhe pequenas porções de iogurte e acrescente mais suspiros.
Agora, misture o morango e o iogurte com cuidado.
Fatie alguns morangos sobre o doce e espalhe mais pedaços de suspiro e iogurte, formando uma verdadeira bagunça de sabores.

Frango sunshine

 

Coloque 1 kg de coxa e sobrecoxa com pele numa assadeira.
Numa outra tigela, misture 1/2 xícara (chá) shoyo, 1/4 xícara (chá) de mel, 2 colheres (sopa) óleo vegetal, 1/2 xícara (chá) de ketchup, 2 dentes de alho amassados e sal a gosto (cuidado na quantidade, porque o shoyo já é salgado).
Regue o frango com esta mistura e leve para a geladeira de um dia
para o outro (ou 12 horas).
Leve ao forno a 200ºC por +/- 1 hora. Se for galinha caipira,cozinhe por mais tempo, com papel alumínio por um tempo e depois sem para dourar.
Retire as coxas e sobrecoxas do forno, e transfira o molho para uma frigideira em fogo médio para reduzir e engrossar (+/- 5 a 10 minutos). Despeje por cima do frango.
Sirva com batata frita.

Tipos de corte de carne bovina

Cada corte de carne é proveniente de uma parte diferente da carcaça, sendo associada com determinadas formas de preparo, conforme suas características.
 
1) Rabo: compõe-se de diversos ossos recobertos com carne gordurosa e, como toda carne junto ao osso, bastante saboroso.
 
2) Lagarto: de cor mais clara, formato alongado e definido. Preparo típico: carne de panela.
 
3) Coxão duro: fibras duras, exige cozimento lento, ideal para assados de panela.
 
4) Coxão mole: macia, boa para bifes e enroladinhos. Se vier com o contrapeso, rico em nervos e sebo, corte-o pela membrana que o separa da peça e use-o em sopas.
 
5) Músculo: Muito saboroso, é indicado para o preparo de molhos, ensopados, carnes de panela e também sopas.
 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
Voltar ao Topo