Pra Você

Culinária

Nhoque com calabresa e legumes

Cozinhar as batatas com casca (15 minutos na pressão ou até amolecerem). Deixar que esfriem ao natural.
Descasque e esprema as batatas com um espremedor.
Adicionar a farinha, o sal, a noz moscada e misturar até formar uma massa leve. Reservar.
Fazer rolinhos com a massa e cortar em cubinhos de 1cm aproximadamente e reserve em um tabuleiro ou forma.
Coloque uma panela com água e sal a gosto para ferver e cozinhar os nhoques.
 
Enquanto isso: Em uma panela ou frigideira antiaderente adicionar o azeite e a linguiça calabresa e fritar. Adicionar a hortelã e os tomates cerejas cortados ao meio, as cenouras pré-cozidas e picadas e os brócolis. Baixar o fogo, adicionar a manteiga e reservar.
Adicione os nhoques cozidos na frigideira antiaderente junto com a calabresa e os legumes.
Adicionar o queijo ralado e servir.
 
Obs - Branqueamento: Choque térmico para interromper o processo de cozimento. Coloque o brócolis em água fervente por 1 minuto, escorra água em um escorredor e coloque água gelada com pedaços de gelo por 1 minuto para interromper o processo de cozimento. Isto deixara o brócolis al dente e pronto para ser utilizado.

Coxinha Crocante Apimentada

 

Numa tigela coloque 3 dentes de alho amassados, 1 colher (chá) de curry, ½ colher (sopa) de sal e 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida e misture bem. Passe esta mistura em 1 kg de drumets de frango (coxinha da asa), que foram limpos e cortados em sua extremidade, empurrando a carne para baixo, e deixe tomando gosto por 1 hora.
Numa outra tigela coloque 2 xícaras (chá) bem cheias de nachos quebrados com as mãos, 1 pacote de sopa de cebola (65 g) e misture bem. Passe as drumets de frango (reservadas acima) nesta mistura pressionando bem.
Num refratário untado com manteiga coloque as drumets de frango e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por mais ou menos 30 minutos. Sirva em seguida com legumes cortados e grelhados.
 

Rabanada com Calda de Laranja

Passe as fatias de pão pelo leite e pelo ovos batidos e frite-as, dos dois lados, em óleo bem quente. Retire com uma escumadeira e escorra em papel toalha. Reserve.
Leve ao fogo baixo, em uma panelinha, o açúcar, a água e a rama de canela e deixe ferver até formar uma calda de caramelo em ponto de fio.
Adicione o suco de laranja e ferva novamente. Misture as raspas de laranja em tirinhas, corte as fatias ao meio e regue-as com a calda morna.
 
Rendimento: 12 porções 
Tempo: 30 minutos

Frango com crosta de queijo

Em uma tigela, coloque ovos levemente batidos, queijo parmesão ralado, manjerona picada a gosto e misture bem. Leve para geladeira e deixe por 1 hora.
 
Coloque em uma assadeira os peitos de frango sem ossos (temperados com sal e pimenta-do-reino a gosto) cortados ao meio, e sobre cada peito de frango passe a mistura de ovos com queijo (feito acima) formando uma camada. No canto da assadeira, regue com o leite.
 
Leve ao forno médio pré-aquecido a 200°C por aprox. 40 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Torta de Pão de Forma

No liquidificador bata o leite, a margarina, a farinha de trigo, o caldo de galinha
Coloque em uma panela e leve ao forno, mexendo até engrossar
Reserve
Forre um tabuleiro grande com o pão de forma, coloque por cima o creme branco que foi reservado, por cima, coloque o molho de tomate, em seguida, o milho, a azeitona, o presunto
E finalize colocando por cima de tudo as fatias de queijo e salpique o orégano
Leve ao forno até que o queijo derreta e doure
Obs O presento pode ser substituído por outro tipo de carne (ex frango desfiado, carne de panela desfiada, calabresa triturada) ou pode ser retirado caso não queira acrescentar algum tipo de carne
O molho de tomate também pode ser substituído por um caseiro (3 tomates grandes, 1 cebola grande, 3 dentes de alho, sal a gosto)
Pique tudo do tamanho que desejar ou bata tudo no liquidificador
Leve ao fogo até reduzir de volume

Iogurte Natural Caseiro

Ferva o leite e o deixe esfriar até aproximados 40º (quando se pinga o leite na parte de dentro do pulso e o sente apenas morno, não quente).
Depois de morno, junte o iogurte natural e misture bem
Se utilizar leite em pó, é aconselhável que a mistura seja liquidificada.
Divida em potes com tampa, leve-os para um ambiente seco e sem muito ar corrente, por exemplo, o forno do fogão, de 6 a 8 horas
Após este período, leve-os para a geladeira, pois se continuarem em temperatura ambiente, os bacilos continuarão a se reproduzir, o que fará com que seu Iogurte Natural fique muito ácido
Sirva gelado.
Conserve em geladeira por até 4 dias.

Torta de Ameixa Preta

Bata na batedeira a manteiga e o açúcar até formar um creme claro e fofo. Misture as gemas e em seguida o leite até obter um creme homogêneo. Junte a farinha aos poucos, depois o fermento. Acrescente as claras em neve misturando delicadamente. Leve ao forno pré-aquecido 180°c até dourar.
 
Cozinhe as ameixas com um pouco de água até amolecer. Junte o açúcar e passe tudo no processador ligeiramente, deixando as ameixas em pedaços finos. Cozinhe até dar um ponto de doce, e desgrudar do fundo da panela. Depois de frio misture com o doce de leite e o pôr último o creme de leite gelado.
 
Montagem: Dividir a massa assada em duas partes, umedecer com guaraná, juntar o recheio, cobrir com a outra parte da massa, umedecendo novamente. Passar um pouco do doce de leite em todo o bolo, e jogar a cobertura decorando com as ameixas
 
Rendimento: 10 porções 
Tempo: 60 minutos

Torta de Frango no Refratário

Recheio: Reserve 2 colheres (chá) do potinho de caldo de galinha.
Em uma panela, coloque o potinho de caldo de galinha restante e aqueça em fogo médio.
Junte o frango, misture e refogue por 3 minutos.
Adicione o extrato, o tomate e o pimentão e refogue por mais 2 minutos.
Acrescente a água e cozinhe por 10 minutos, com a panela tampada, até secar o líquido. Retire o frango e desfie.
Volte o frango para a panela com os temperos e junte o cheiro-verde e os palmitos. Misture e reserve.
 
Massa: Em uma panela, junte a batata, o caldo de galinha reservado, a margarina, o leite, o creme de leite e o orégano. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até obter um purê cremoso.
 
Montagem: Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).
Em um refratário médio (31 x 19 cm), forme camadas alternadas de purê, frango e queijo, finalizando com queijo.
Leve ao forno por 10 minutos. Sirva em seguida.
 
Rendimento: 5 porções 
Tempo: 45 minutos

Esfiha rápida

Massa
Coloque numa tigela 3 colheres (sopa) de margarina, 250 g de farinha de trigo e 2 colheres (chá) de fermento em pó e misture até formar uma farofa. Adicione 150 ml de leite, 1 colher (chá) de sal, pimenta-do-reino moída a gosto e misture até formar uma massa homogênea.
 
Numa superfície polvilhada com farinha de milho coloque uma pequena porção de massa (30 g), e modele formando um disco fino com borda de ½ cm. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa.
 
Montagem
Coloque os discos numa assadeira polvilhada com farinha de milho, cubra com a cobertura a gosto e leve para assar em forno alto pré-aquecido a 250°C por 10 minutos ou até dourar a massa. Retire do forno e sirva em seguida.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
Voltar ao Topo