Pra Você

Culinária

Frango sunshine

 

Coloque 1 kg de coxa e sobrecoxa com pele numa assadeira.
Numa outra tigela, misture 1/2 xícara (chá) shoyo, 1/4 xícara (chá) de mel, 2 colheres (sopa) óleo vegetal, 1/2 xícara (chá) de ketchup, 2 dentes de alho amassados e sal a gosto (cuidado na quantidade, porque o shoyo já é salgado).
Regue o frango com esta mistura e leve para a geladeira de um dia
para o outro (ou 12 horas).
Leve ao forno a 200ºC por +/- 1 hora. Se for galinha caipira,cozinhe por mais tempo, com papel alumínio por um tempo e depois sem para dourar.
Retire as coxas e sobrecoxas do forno, e transfira o molho para uma frigideira em fogo médio para reduzir e engrossar (+/- 5 a 10 minutos). Despeje por cima do frango.
Sirva com batata frita.

ALIMENTOS FUNCIONAIS

 
Definição:
 
Nutracêutica é a ciência que pesquisa alimentos como forma de prevenir várias doenças.
 
Os alimentos que contenham compostos bioativos (bioflavonóides) são considerados como funcionais, pois auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças, entre outras se destacam: cardiovasculopatias, cancer, diabetes, osteoporose e TPM.
Estes alimentos, têm a função de prevenir e manter a saúde, reduzir riscos de doenças crônico-degenerativas e beneficiam as funções fisiológicas.
 
As frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, peixes de águas frias, ervas aromáticas e lactobacilus, entre outros são fontes de alimentos funcionais.
 
Exemplos:
 
Frutas: morango, melancia, mamão, frutas secas oleaginosas (castanha pará, amêndoas, nozes, avelâs, macadâmia)
Legumes: tomate, berinjela, cenoura, abóbora, aspargos
Verduras: crucíferas de folhas verde escuro, brócolis, agrião, escarola 
Cereais integrais: aveia, centeio, cevada, arroz
Leguminosas: soja, lentilha, feijão azuki
Peixes de águas frias: salmão, linguado, sardinha
Ervas aromáticas: alecrim, mangericão, tomilho, segurelha, estragão, hortelã, raiz forte, gengibre
Outros: chá de jasmim, chá verde, cogumelos variados, leites fermentados, probióticos.
 
A aceitação por parte dos consumidores destes alimentos funcionais, está na confiança nos efeitos saudáveis das substâncias contidas nos alimentos, o que torna a alimentação um fator importante para controle da saúde.
 

Esfiha rápida

Massa
Coloque numa tigela 3 colheres (sopa) de margarina, 250 g de farinha de trigo e 2 colheres (chá) de fermento em pó e misture até formar uma farofa. Adicione 150 ml de leite, 1 colher (chá) de sal, pimenta-do-reino moída a gosto e misture até formar uma massa homogênea.
 
Numa superfície polvilhada com farinha de milho coloque uma pequena porção de massa (30 g), e modele formando um disco fino com borda de ½ cm. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa.
 
Montagem
Coloque os discos numa assadeira polvilhada com farinha de milho, cubra com a cobertura a gosto e leve para assar em forno alto pré-aquecido a 250°C por 10 minutos ou até dourar a massa. Retire do forno e sirva em seguida.

Wrap de peito de peru

Esquente a cebolinha em água fervendo por alguns segundos, para amolecer. Não deixe muito tempo: ela não pode ficar muito mole, pois será usada mais tarde para amarrar os lanches.
 
Molho: corte o tomate em tiras bem finas e acrescente o manjericão fresco picado (não muito miúdo, para dar gosto). Regue com um pouco de azeite, coloque o sal e pimenta moída. Mexa e deixe descansar para pegar o sabor. Corte o pão sírio ao meio horizontalmente, com cuidado para não quebrar. Montagem: passe o cream cheese em toda a face interna do pão. Coloque a folha de alface cobrindo toda a extensão do pão. Jogue uma pitada de sal e acrescente o peito de peru. Cubra com a cenoura ralada crua, espalhe um fio de azeite. Enrole o pão - ele vai ficar bem gordinho. Corte ao meio para render dois lanchinhos. Amarre com a cebolinha previamente aquecida em água fervente

X-tudo de forno do Mais Você

Numa tigela coloque a maionese, catchup, mostarda, pepino, cebola, vinagre, açúcar e sal, misture bem e leve para a geladeira por cerca de 2 horas para apurar os sabores.
Num liquidificador coloque os ovos, leite morno, óleo, açúcar, sal, fermento e bata até que ficar uma mistura homogênea
Transfira a mistura para uma tigela e com a ajuda de uma peneira vá peneirando a farinha e misturando tudo com um batedor de arame.
Num refratário retangular (35cm X 25cm) untado e enfarinhado coloque metade da massa (reservada acima) e faça camadas na seguinte ordem:
6 hambúrgueres (congelado, ou em temperatura ambiente ou dourado)
Metade do molho especial
1 xícara (chá) de milho escorrido
1 xícara (chá) de ervilha fresca
200g de presunto fatiado
200g de mussarela fatiada
6 hambúrgueres
A outra metade do molho especial
Rodelas de 1 tomate
Cubra com a outra metade da massa e salpique gergelim branco
Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 1 hora
Retire do forno e sirva em seguida.

Ovos recheados com camarão

Coza os ovos, durante 10 minutos, em água temperada com sal. 
Retire-os e mergulhe-os em água fria para que arrefeçam, descasque-os e corte-lhes uma espécie de tampa.
Retire as gemas e reserve. 
Entretanto, coza os camarões em água com sal, uma cebola cortada em pedaços e o aipo. Descasque os camarões e reserve. 
Recorra a um pano branco para coar a água de cozedura do marisco, misture farinha maisena e leve ao lume, mexendo, até espessar. 
Deite um pouco mais de farinha, se necessário. 
Junte as gemas desfeitas, mexa bem e tempere com pimenta moída no momento. Retifique o sal. 
Cozinhe uns três minutos, junte os camarões bem picadinhos, misture e retire do lume. 
Ponha o recheio num saco de pasteleiro e encha as claras cozidas com este preparado. 
Disponha o recheio que sobrou no centro de um prato de servir e os ovos recheados em redor. 
Decore com salsa picada.

Torta Delícia de Maçã

Aqueça o forno a 200º C.
Descasque as maçãs, duas pique na picadora e as outras duas reserve cortadas em rodelas fininhas.
Bata os ovos com a manteiga, o leite e o açucar. Aos poucos junte a farinha e a levedura, envolva bem e junte finalmente as maçãs picadas, mexa de novo. Verta a mistura para uma forma de silicone e decore com as maçãs ás rodelas que havia reservado, povilhe com açucar e leve finalmente ao forno até dourar e o palito sair seco.
 
Rendimento: 6 porções 
Tempo: 60 minutos

Arroz de Forno Cremoso

 

Em uma panela coloque o leite, o caldo de galinha, a margarina, a maisena e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar
Retire do fogo, acrescente o creme de leite, o requeijão, o cheddar, metade do parmesão e misture bem
Em uma refratário, intercale camadas de arroz, de creme de queijo, de legumes e de mussarela, terminando em creme de queijo
Polvilhe com o parmesão ralado restante e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 20 minutos ou até dourar levemente
Retire do forno e sirva em seguida.
Para o refogado de legumes usei: azeite, cebola, alho, tomate, abobrinha, cenoura, chuchu, palmito, ervilha, caldo de legumes, pimenta-do-reino e sal a gosto, cheiro-verde
Você pode fazer o refogado que quiser, com vagem,repolho, o que você preferir.
 
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