Pra Você

Culinária

Ilhas flutuantes de pistache

 

Ponha o leite numa frigideira de tamanho médio. Abra a vagem de baunilha no sentido do comprimento com uma faca afiada e raspe as pequenas sementes pretas sobre o leite. Corte a vagem ao meio e coloque-a na frigideira com o açúcar. Deixe ferver em fogo brando, mexendo de vez em quando. 
 
Enquanto isso, numa tigela limpa, bata a clara em neve para os merengues. Aos poucos, acrescente o açúcar e continue batendo por cerca de 1 minuto ou até o merengue ficar firme e brilhante. Delicadamente, incorpore o pistache. 
 
Quando o leite estiver fervendo, jogue na panela 4 colheradas do merengue, formando 4 montinhos. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, virando-os uma vez, até ficarem firmes. Com uma escumadeira, retire os merengues do leite, escorra-os em papel-toalha e reserve. 
 
Coe o leite, colocando-o numa panela de fundo grosso. Misture as gemas e a maisena e junte-as ao leite, batendo. Cozinhe em fogo bem baixo por 5 a 7 minutos, mexendo sempre, até obter uma mistura lisa e consistente. Não deixe o creme ferver para não empelotar. Caso isso ocorra, coe imediatamente, usando uma peneira fina, para uma panela limpa. 
 
Retire o creme do fogo e despeje-o numa travessa de servir grande e rasa ou em 4 pratos individuais. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos ou até 1 hora. 
 
Enquanto isso prepare a calda de framboesa. Ponha as frutas e o açúcar de confeiteiro numa panela pequena com 2 colheres de chá de água. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 4 a 5 minutos ou até as frutas se abrirem e liberarem o suco. Passe essa calda por uma peneira e deixe esfriar. 
Ponha os merengues para flutuar no creme e despeje um pouco da calda de framboesa sobre eles. Sirva em seguida, com o restante da calda separadamente.
 
Rendimento: 4 porções

Bolo de Brigadeiro

 

Massa: Na batedeira, bata os ovos inteiros com o açúcar peneirado, por 10 minutos, retire da batedeira e acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó peneirados, misture delicadamente, por último acrescente o leite quente, mexa bem e despeje em forma de 30 cm, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, leve ao forno preaquecido 180 graus por 40 minutos.
Desenforme e deixe esfriar, depois de frio, corte o bolo em três partes.
 
Calda: Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e o chocolate em pó, umedeça bem o bolo, as três partes.
 
Recheio: Coloque em uma panela, o leite condensado, a manteiga sem sal, o achocolatado, mexa bem e leve ao fogo sem parar de mexer, até que desgrude do fundo da panela, retire do fogo e misture o creme de leite bem gelado e sem soro, deixe esfriar completamente e recheie o bolo.
 
Cobertura: Derreta o chocolate com o creme de leite sem soro, no banho-maria ou no microondas por 3 minutos na potência média.
Bata o chantili na batedeira até ficar com picos bem firmes, acrescente ao chocolate derretido com creme de leite e mexa delicadamente.
Cubra todo o bolo e decore as laterais com bico pitanga.
 
Decoração: Decore o bolo com pétalas de chocolate e brigadeirinhos. Use e abuse de sua imaginação e criatividade. Espero que gostem desta receita. Boa sorte!
Rendimento: 25 porções
 

Lasanha de Chocolate com Mousse de Maracujá

Massa: Leve ao liquidificador os ovos, o leite, a manteiga, o chocolate, o açúcar, o conhaque e a farinha de trigo, bata tudo. Em seguida frite como se fossem panquecas.
 
Mousse de maracujá: No liquidificador leve o suco de maracujá, o creme de leite, o leite condensado e a gelatina dissolvida, leve para bater e em seguida coloque em uma travessa para gelar.
 
Montagem: Em um refratário coloque a primeira camada de mousse, a segunda camada é de raspas de chocolate meio amargo, a terceira camada é a massa de panqueca. Repita por mais duas vezes e finalize com o mousse, as raspas de chocolate e a calda de maracujá por cima.
 
Rendimento: 8 porções 
Tempo: 60 minutos

Wrap de peito de peru

Esquente a cebolinha em água fervendo por alguns segundos, para amolecer. Não deixe muito tempo: ela não pode ficar muito mole, pois será usada mais tarde para amarrar os lanches.
 
Molho: corte o tomate em tiras bem finas e acrescente o manjericão fresco picado (não muito miúdo, para dar gosto). Regue com um pouco de azeite, coloque o sal e pimenta moída. Mexa e deixe descansar para pegar o sabor. Corte o pão sírio ao meio horizontalmente, com cuidado para não quebrar. Montagem: passe o cream cheese em toda a face interna do pão. Coloque a folha de alface cobrindo toda a extensão do pão. Jogue uma pitada de sal e acrescente o peito de peru. Cubra com a cenoura ralada crua, espalhe um fio de azeite. Enrole o pão - ele vai ficar bem gordinho. Corte ao meio para render dois lanchinhos. Amarre com a cebolinha previamente aquecida em água fervente

Creme de Cebola no Pão Italiano

Corte a parte superior de cada pão, formando uma tampa. Retire o miolo com cuidado e amasse a parte interna do pão. Em uma panela, coloque as cebolas e a manteiga e frite até começar a dourar. Retire as cebolas da panela e reserve. Em outra panela doure a farinha até o ponto desejado, quanto mais escuro, mais sabor de defumado. 

Misture a manteiga que ficou na panela com a farinha de trigo e mexa até começar a dourar. Acrescente o leite no liquidificador junto com a pasta de farinha e metade da cebola dourada, bata tudo muito bem, despeje um uma panela juntando a outra metade da cebola dourada em fogo médio mexa bem até engrossar e tomando cuidado para não empelotar, acerte o. Desligue o fogo e distribua a sopa nos pães. Polvilhe o queijo parmesão e sirva em seguida.

 

OVO DE CHOCOLATE TRUFADO

 

Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria.
Retire do fogo.
 
Acrescente o creme de leite sem parar de mexer até formar uma pasta brilhante.
Reserve na geladeira até o dia seguinte.
 
Derreta o chocolate branco no micro-ondas por três minutos na potência média.
Retire do forno e mexa até acabar de se derreter.
 
Transfira para um refratário limpo e bem seco e mexa o chocolate até que, ao encostar um pouco nos lábios, dê a sensação de frio.
 
Pincele o chocolate derretido em uma fôrma própria e leve-a à geladeira com a boca para baixo sobre papel-alumínio.
Deixe secar até a fôrma ficar opaca.
 
Retire o ovo da geladeira e espalhe a ganache dentro, deixando um borda de 1 cm sem o recheio.
 
Faça uma nova camada de chocolate derretido sobre o recheio e devolva a fôrma à geladeira
 
Deixe secar.
Desenforme com cuidado e faça arabescos com o chocolate ao leite derretido.
 
Deixe o ovo descansar na temperatura ambiente por uma hora.
Embrulhe cada metade em papel-chumbo, junte-as e embale com papel decorado.

Uva com brigadeiro

 

Lave bem as uvas e seque-as. Se usar uva Itália, corte-as ao meio e retire as sementes.
 
Brigadeiro: 
Numa panela, coloque o leite condensado, a margarina, o creme de leite e a farinha dissolvida no leite. Leve ao fogo brando e mexa até engrossar. Reserve.
 
Ganache:
Em uma panela, coloque o creme de leite, leve ao fogo até ferver. Retire do fogo, acrescente o chocolate picado e mexa bem até se derreter. Em taças individuais, coloque uma camada de uva, uma camada de brigadeiro branco e cubra com o ganache. Leve à geladeira até o momento de servir.

Nhoque da Fortuna

 

Cozinhe as batatas em água até que estejam macias. Escorra, descasque-as e passe pelo espremedor ainda quentes. Vá acrescentando a farinha aos poucos e o sal. Amasse bem.
Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos.
Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2cm.
Leve ao fogo em uma panela com bastante água temperada com sal,quando a água levantar fervura vá colocando os nhoques na água até eles começarem a subir.
Coloque água fria em uma bacia e coloque o escorredor dentro da mesma, retire os nhoques já cozidos e coloque-os no escorredor para dar choque térmico.
Repita o processo até toda massa estar cozida.
Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário, reserve.
 
Molho: Pique a cebola bem miudinha em uma panela coloque o azeite e frite a cebola,acrescente a carne e os tabletes de caldo de carne.
Mexa bem, quando a carne já estiver cozida acrescente o molho e deixe cozinhar por mais 4min.
Despeje-o sobre o nhoque salpique queijo encima e leve ao forno para gratinar.
Sirva quente e bom apetite!

Bolo de Água

Numa batedeira coloque as claras e bata bem até ficar em neve. Com a batedeira ainda ligada adicione as gemas peneiradas e em seguida as 2 xícaras de açúcar e bata bem. Desligue a batedeira e adicione, aos poucos, intercalando a farinha de trigo e a água, mexendo bem.
Transfira a massa para uma assadeira de furo central (20 cm de diâmetro X altura) untada e enfarinhada. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 1 hora ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.

Arroz Mexicano

 

Pique o coxão mole na ponta da faca bem picadinho ou utilize a carne moída, tempere com alho, sal e pimenta. Junte a carne com; a cebola, os tomates e o pimentão picadinhos, o extrato de tomate e as folhas de louro e refogue no óleo quente por aproximadamente 10 minutos até que carne fique cozida sem muito caldo, acrescente a salsinha e cebolinha. 
Passe as verduras rapidamente na água quente, escorra e pique-as no tamanho desejado. Aqueça o azeite e refogue as verduras, acrescente sal a gosto. 
Descasque as bananas, corte-as ao meio e em fatias médias. Numa frigideira coloque manteiga aos poucos e frite-as, deixando-as douradas. 
 
Montagem: Utilize um recipiente que vá ao forno. Coloque uns pedaços de manteiga no fundo do recipiente. Acrescente o arroz, as verduras picadas, a carne, o queijo e a banana frita. Leve ao forno pré-aquecido a 170º por 20 minutos. Sirva Quente

 

Receita de Pizza de pão francês

Corte os pães deitados ao meio (não corte como torradas)
Passe na forma manteiga
Molhe no leite os pães franceses, aperte para tirar o excesso do leite cubra todo o fundo com o miolo virado para cima em uma assadeira apertando
Passe o molho de tomate em cima dos pães e acrescente, o presunto, queijo, bacon, cebola, azeitona e salpique o orégano
Leve ao forno até derreter o queijo e corar um pouco
No forno preaquecido, dentro de 15 e 20 minutos está pronto (fica mais gostoso quando usamos pão de outro dia)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
Voltar ao Topo